Não importa se só tocam o primeiro acorde da canção. A gente escreve o resto em linhas tortas, nas portas da perseguição. Em paredes de banheiro ou nas folhas que o outono leva ao chão. Em livros de história seremos a memória dos dias que virão. Se é que eles virão...

Não importa se só tocam o primeiro verso da canção. A gente escreve o resto sem muita pressa, com muita precisão. Nos interessa o que não foi impresso e continua sendo escrito à mão, escrito à luz de velas, quase na escuridão. Longe da multidão...

(Humberto Gessinger - Exército de Um Homem Só)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

SILÊNCIO, POR FAVOR




Passados alguns dias continuo muito comovido com a tragédia em Santa Maria. Tenho amigos que perderam parentes lá. Imaginar a cena dos celulares dos meninos e meninas mortos tocando com seus pais desesperados em busca de notícias é algo que tenho feito com frequência involuntária.



Como um amigo comentou aqui no Face, também não escuto mais notícias (mas mesmo assim elas vêm), tento me despir de toda a informação acumulada em minha vida e achar que a imprensa está somente cumprindo um importante papel e não têm nenhuma intenção de lucrar milhões coma venda de periódicos, mas é foda.

Foda é ver que esse assunto já está sendo banalizado e todo mundo tenta catar alguma coisa inédita para um telejornal ou escrever alguma coisa brilhante pra ganhar uns “likes” no Facebook, num quase modismo funesto. E nessa onda aparecem as reações de ufanismo. Ignorância e preconceito típicos de nossa cultura fascista do tal movimento Tradicionalista.  Tem gente reivindicando essa tragédia como patrimônio do estado, “uma das maiores do mundo”, escrevem os cretinos. Invocam o Hino racista do RS e querem que o mundo pare para ver nossa desgraça, chegando ao ridículo de puxarem uma campanha contra o Carnaval, nitidamente “patrocinada” por motivos racistas e não de solidariedade (o RS é tão atrasado em termos de diversidade cultural que ainda existem muitos que acham que Carnaval é uma festa unicamente de negros).

Tenho certeza que a única coisa que os pais e parentes desses meninos e meninas mortos querem eles não podem ter. Mas eles precisam de paz para entender e absorver suas perdas. Não precisam de tias histéricas praticando seu exercício cristão da culpa querendo a cabeça da banda, dos donos da casa de shows, dos seguranças. Também não precisam ver todas as pessoas falando da morte de seus filhos, pois no dia que eles se formassem, se chegassem a fazer atos de humanidade por alguém, essas pessoas jamais falariam deles; pois essa sociedade nojenta é assim, se alimenta da dor e desgraça alheia.

Parece-me que o sentimento verdadeiro da perda, por mais que nos esforçamos em tê-lo, não pode (até por uma defesa humana) ser tão forte quando se tratam da morte de pessoas que sequer conhecíamos. Óbvio que devemos a qualquer pessoa que perde um parente ou ente querido o nosso respeito, mas sinceramente esses devaneios de chorar por pessoas que não conheciam são um produto da grande mídia destilando em doses cavalares o seu veneno diário meticulosamente fabricado com sangue, lágrimas e dor. A expressão que já virou jargão, de que “escorre sangue dos tele-jornais” é a constatação de uma grave doença. Procuro sinceramente saber se preciso mesmo saber da morte de quatro crianças a facadas pelo seu próprio pai em uma cidadezinha há trezentos quilômetros da minha casa. Que raios isso vai acrescentar a minha vida? (Começo a entender a declaração do Boninho em que diz que o brasileiro só se interessa por fofoca). Insensível eu? Acho que minha sensibilidade se reduz a evitar saber de coisas que não posso mudar.

E essas pessoas tão sensíveis que se importam com o mundo inteiro são tão adestradas que aos meus olhos pareciam felizes com o terrível acidente na cidade universitária. Como cãezinhos que ficam felizes para entrar em ação pareciam ter um check list de como agir em caso de calamidade: Faixa de luto para a capa do Facebook (pergunta pra maioria desses cretinos se a cada vez que morre um parente distante eles se dão o trabalho de fazer isso), doar sangue (sem saber se precisava e provavelmente a próxima vez que vão doar será num próximo caso extremo), água e comida (É Santa Maria pessoal, não é o Haiti – e pelo que sei os pais desses jovens em sua grande maioria tem uma boa classe econômica e em último caso o dever é do Poder Público providenciar isso – existem fundos especiais quando é o caso – o que não era). Sem falar no exército de “voluntários” que nessas horas acabam tornando-se mais um problema do que de uma ajuda real. Também não podemos esquecer-nos das passeatas (isso me cheira a histeria de massa, pois essas mesmas pessoas são aquelas que criticam o MST e outros grupos a margem da sociedade que ocupam as ruas por estarem com fome ou sem esperanças). E o mais inconcebível é que tais ações foram amplamente divulgadas e apoiadas pela grande mídia.

Já dizia Fulton Sheen que a verdade ofende os homens porque lhes rouba o bom conceito que tem de si próprios, por isso tenho certeza que muitos se remoem ao ler essa minha crítica, mas eles sabem lá no íntimo que não vêem à hora de acontecer outra desgraça para provarem para si mesmos e para o mundo o quanto são bonzinhos.

E essas tais pessoas são as mesmas que sequer comentam ou sabem que em Porto Alegre um local com o significativo nome de “Liberdade” foi destruído também pelas chamas, poucas horas depois da Boate KISS. Essa “vila” era habitada por papeleiros, catadores de materiais recicláveis, para ser mais preciso. Existem dois fatos latentes para isso, o primeiro é o que todos sabemos, a mídia destinou cerca de quinze segundos em sua programação para esse incêndio e se a mídia diz que não é importante, os papagaios concordam, levando em conta que todos sabemos de sua imparcialidade.

O outro fato é o mais duro, porém o que é negado por qualquer pessoa: Eram catadores! Eu me preocupo com um incêndio em uma boate, pois posso me imaginar ou imaginar meu filho num local assim. Mas como burguês isso não me diz respeito, não me toca, mando água mineral para pessoas que até têm mais dinheiro que eu, mas me recuso a me preocupar com pobres que, pior que morrer, estão vivos e mais desgraçados do que já eram. E como pobre, assalariado e cheio de preconceitos, com mentalidade forjada pela TV, pela educação pública sabotada eu viro minhas costas para meus irmãos, pois tenho nojo e medo da miséria que ronda a minha porta.

Agora, enquanto os urubus buscam um último depoimento, um novo encontro emocionado entre sobreviventes para espremer bem o sangue dessa notícia e ganhar mais alguns tostões o povo volta a sua vidinha cotidiana, com suas mentalidades (mais do que seus bolsos) burguesas, assistindo ou falando mal do BBB com um discurso reacionário se achando Cult. Também esperam ansiosos por mais uma chance de serem úteis para a sociedade, talvez o assassinato de uma menina desconhecida para puder fazer uma marcha por “justiça” e dar entrevista pro Datena...











(Sim, eu voltei! Semana que vem te mais)



Nenhum comentário:

Postar um comentário